Como encontrar o candidato ideal: 4 dicas para a sua empresa
Sabemos o quão complexo um processo seletivo pode se tornar para o recrutador. A divulgação de vagas emergenciais — as quais exigem tempo rápido de seleção e expectativas altas da empresa — pode ser uma das complicações.
Somado a isso, o recebimento de candidaturas que não se encaixam no perfil do cargo é outro grande problema, que costuma estar associado à forma de divulgação de vagas a serem preenchidas. Por isso, saber a maneira certa de anunciar um processo de recrutamento faz a diferença na hora de atrair os candidatos mais bem preparados.
Mostraremos aqui 4 dicas sobre as melhores maneiras de anunciar vagas de emprego, alcançando potenciais talentos. Confira!
Como anunciar vagas de emprego?
1. Aproveite o que as ferramentas gratuitas oferecem
Bons profissionais estão em toda parte e basta uma olhada atenta para constatar isso. Redes sociais, fóruns online e listas de discussões por e-mail são plataformas que costumam conter gente engajada profissionalmente e em busca de oportunidade.
Divulgar as vagas de empregos nas redes sociais, por exemplo, é uma ótima maneira de dar ainda mais visibilidade aos anúncios, sem falar na grande possibilidade de conseguir ótimos currículos para uma posterior triagem.
Tem se tornado cada vez mais comum a utilização das redes sociais — como Instagram, LinkedIn e Facebook — para divulgar vagas. Quando elas são bem utilizadas, podem ser valiosas aliadas, no entanto, é sempre fundamental ter cautela a fim de não cometer gafes.
O uso das redes sociais revolucionou a produtividade dos processos de recrutamento, trazendo redução de custos e agilidade na busca por profissionais.
Essa mídia é muito útil para checar as relações dos candidatos e, assim, buscar suas referências para avaliar o seu comportamento. Caso o candidato não demonstre os valores que a empresa pratica, ele dificilmente vai se adaptar à organização.
Portanto, use essas ferramentas gratuitas ao seu favor. Elas são meios fáceis, baratos e de grande alcance. Um anúncio personalizado enviado por uma lista de discussão de um curso universitário, por exemplo, pode ter grande impacto entre universitários, pós-graduandos e especialistas.
2. Vá aonde os seus candidatos estão
Estar atento ao perfil do profissional que se deseja contratar possibilitará obter indícios de onde é possível encontrá-lo. Uma boa forma de atrair candidatos qualificados e despertar o interesse pela organização é fazer parcerias com instituições de ensino, promovendo palestras e outras atividades que aproximem empresa e pretendente.
Feiras de emprego também podem ser uma boa alternativa para atingir um público qualificado e conseguir uma quantidade considerável de inscrições. Divulgação em meios de comunicação massivos — como os anúncios de jornais — pode tornar o processo de seleção ainda mais complicado diante do trabalho de filtrar as boas candidaturas.
É extremamente importante conhecer o tipo de profissional que você deseja atingir com os anúncios das vagas. Dessa forma, se torna muito mais provável que a oportunidade chegue até os talentos que realmente interessam à empresa. O público-alvo é quem ela deseja atingir ao divulgar as vagas, podendo ser profissionais que tenham ou não experiência no mercado.
É essencial que o foco seja realmente no que você deseja, evitando perda de dinheiro e de tempo com processos desnecessários. Existem vários canais para divulgação de vagas de emprego, o que torna o processo de recrutamento mais ágil e certeiro. Conheça alguns:
- plataformas de recrutamento e seleção: sites com foco no recrutamento de profissionais. São importantes para que o recrutador não perca tempo elaborando planilhas, já que os sites gerenciam o processo seletivo de forma otimizada e mais fácil;
- revistas especializadas: são bastante eficazes para vagas de cargos mais específicos;
- murais públicos: conhecidos pela alta visibilidade e baixo custo. É importante que sejam fixados em locais estratégicos;
- jornais impressos: têm um custo relativamente baixo e o seu resultado vai depender muito do público-alvo, o qual deve ser aquele que lê jornais frequentemente.
3. Divulgue em portais segmentados
De nada adianta receber currículos de 400 profissionais se nem um quinto disso passará para a próxima etapa da seleção. Portais segmentados por profissão e interesse facilitam o trabalho do recrutador que deseja que sua vaga seja vista apenas por um tipo específico de candidato.
É importante também que esses sites sejam conhecidos pelo público que se quer atingir. Por melhor que seja a remuneração, os benefícios ou a vaga, não haverá sentido se ela não for conhecida.
Uma dica importante nesse ponto é que utilizar o canal certo para alcançar o candidato significa entrar em sua cabeça para entender sua rotina, motivações, linguagem, desejos e anseios. Então, prepare-se previamente, fazendo essas reflexões não somente para mirar no portal certeiro, mas também com o conteúdo que converse com o público em questão.
4. Seja claro ao declarar as informações
Você pode receber poucas (ou centenas) de inscrições, muitas delas fracamente capacitadas se não deixou claro as contrapartidas e o perfil do cargo ofertado. Omitir informações importantes, como escolaridade mínima, qualidades desejadas e tempo de experiência apenas dificulta o processo.
Deixe claro o que quer do candidato e o que oferecerá em troca. Bom ambiente de trabalho? Benefícios competitivos? Horário flexível? Desafios?
Atraia com o que tem de melhor de forma vendedora. Você deve conseguir despertar interesse do candidato. Para isso, monte também um título atraente para sua vaga.
Se você tem uma marca forte no mercado, certamente o volume de candidatos não é um problema, mas, se esse não é o caso, é necessário que o candidato sinta vontade de conhecer mais do seu negócio e da oportunidade caso ele se depare com uma vaga em aberto pela internet.
Mostre no título da vaga também o desafio que ele vai encontrar, como “Analista comercial para ganhar crescimento em escala”.
Além disso, saiba que principalmente em vagas confidenciais, em que o nome da empresa é omitido, uma descrição detalhada é essencial para que a barreira da ausência da marca seja vencida por uma oportunidade atrativa.